Mudanças temporais na estrutura vegetacional de um fragmento de Caatinga, sul do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.020203Palavras-chave:
inventário continuo, mudanças estrurais, fitossociologiaResumo
Estudos de dinâmica florestal permitem avaliar as variações da composição florística, mortalidade, recrutamento e o crescimento das espécies, sendo que estas informações são importantes para conservação dos escossistemas florestais. O objetivo desse estudo foi avaliar as mudanças na estrutura de espécies arbustivas-arbóreas em uma área de Caatinga, na região sul do Piauí. Para realização desse estudo foi avaliado a estrutura da vegetação em dois períodos, o primeiro inventário florestal foi em 2016 e o segundo em 2019, utilizando para isso, o processo de amostragem do tipo sistemática com 13 unidades amostrais de 20 × 20 metros. Dentro das unidades amostrais foram mensurados e identificados todos os indivíduos vivos com CAP ≥ 6 cm. Foram analisadas todas as mudanças ocorridas na vegetação entre os dois inventários, como número de indivíduos, famílias, espécies, índice de diversidade e equabilidade, dinâmica (recrutamento e mortalidade), estrutura e classes diamétricas. Nos resultados, houve decréscimo no número de indivíduos e o recrutamento foi inferior a mortalidade. A área basal do último inventário foi inferior a área basal inicial (3,567 - 3,294 m2.h-1), devido ao número de indivíduos mortos. As mudanças foram mais aceleradas na primeira classe diamétrica, seja pela mortalidade ou crescimento para classes posteriores. A composição de espécies e a diversidade florística permaneceram inalteradas, a densidade dos indivíduos diminuiu e os sobreviventes aumentaram a área basal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.