Mudanças temporais na estrutura vegetacional de um fragmento de Caatinga, sul do Piauí

Autores

  • Leovandes Soares da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri https://orcid.org/0000-0002-1609-1010
  • Thaís Ribeiro Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Natália Viveiros Salomão Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Allyson Rocha Alves Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Tatiano Ribeiro Santos Universidade Federal do Piauí
  • Evandro Luiz Mendonça Machado Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.020203

Palavras-chave:

inventário continuo, mudanças estrurais, fitossociologia

Resumo

Estudos de dinâmica florestal permitem avaliar as variações da composição florística, mortalidade, recrutamento e o crescimento das espécies, sendo que estas informações são importantes para conservação dos escossistemas florestais. O objetivo desse estudo foi avaliar as mudanças na estrutura de espécies arbustivas-arbóreas em uma área de Caatinga, na região sul do Piauí. Para realização desse estudo foi avaliado a estrutura da vegetação em dois períodos, o primeiro inventário florestal foi em 2016 e o segundo em 2019, utilizando para isso, o processo de amostragem do tipo sistemática com 13 unidades amostrais de 20 × 20 metros. Dentro das unidades amostrais foram mensurados e identificados todos os indivíduos vivos com CAP ≥ 6 cm. Foram analisadas todas as mudanças ocorridas na vegetação entre os dois inventários, como número de indivíduos, famílias, espécies, índice de diversidade e equabilidade, dinâmica (recrutamento e mortalidade), estrutura e classes diamétricas. Nos resultados, houve decréscimo no número de indivíduos e o recrutamento foi inferior a mortalidade. A área basal do último inventário foi inferior a área basal inicial (3,567 - 3,294 m2.h-1), devido ao número de indivíduos mortos. As mudanças foram mais aceleradas na primeira classe diamétrica, seja pela mortalidade ou crescimento para classes posteriores. A composição de espécies e a diversidade florística permaneceram inalteradas, a densidade dos indivíduos diminuiu e os sobreviventes aumentaram a área basal.

Biografia do Autor

Leovandes Soares da Silva, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Dourando Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 39100-000, Diamantina, MG, Brasil.

Thaís Ribeiro Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Douranda Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 39100-000, Diamantina, MG, Brasil.

Natália Viveiros Salomão, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Douranda Programa de Pós-graduação em Ciência Florestal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 39100-000, Diamantina, MG, Brasil.

Allyson Rocha Alves, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Dr. Prof. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, RN, Brasil.

Tatiano Ribeiro Santos, Universidade Federal do Piauí

Engenheiro Agrônomo - Projetista. Especialista em Educação para o Meio Ambiente, 64900-000, Bom Jesus, Piauí.

Evandro Luiz Mendonça Machado, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Dr. Prof. Departamento de Engenharia Florestal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), 39100-000, Diamantina, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

da Silva, L. S., Costa, T. R., Salomão, N. V., Alves, A. R., Santos, T. R., & Machado, E. L. M. (2020). Mudanças temporais na estrutura vegetacional de um fragmento de Caatinga, sul do Piauí. Scientia Plena, 16(2). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.020203

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)