Associação dos fatores sociodemográficos e patológicos com os resultados perinatais de gestantes adolescentes no sul do Brasil

Gabriela Rolim Valoni, Ronan Santos Ribeiro, Sandra Marisa Pelloso, Marcos Benatti Antunes

Resumo


Objetivou-se analisar a associação dos fatores sociodemográficos e patológicos com os resultados perinatais em gestantes adolescentes entre 12 a 18 anos, classificadas como alto risco e acompanhadas por um serviço especializado. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem quantitativa. Foram analisados 920 prontuários de gestantes de alto risco, no período de setembro de 2012 a setembro de 2013. Os dados foram submetidos aos testes qui-quadrado (x²) e teste exato de Fisher. Do total, 6,7% eram gestantes adolescentes, das quais 5,2% foram selecionadas para esse estudo por realizarem o parto no hospital referência. A média de idade foi de 16,7anos e em relação ao número de gestações 18,8% adolescentes já estavam na segunda gestação, predominou-se o parto normal com 52,1%. Em relação às condições de riscos, nas condições clínicas pré-existentes, destaca-se a prevalência de hipertensão arterial (8,3%) e dependência de drogas lícitas (8,3%), nos antecedentes obstétricos o parto prematuro apresentou prevalência de 8,3%. Já nas intercorrências na atual gestação, destacou-se a malformação fetal (16,7%), seguido do trabalho de parto prematuro (12,5%). Quando analisado o desfecho perinatal das adolescentes, aquelas que apresentaram condições clínicas pré-existentes obtiveram associação estatística significativa para baixo peso ano nascer (p=0,03), intercorrência clínica na atual gestação apresentaram associação com o parto pré-termo (p=0,04) e baixo peso ao nascer (p=0,001). Conclui-se que a gestação na adolescência se relaciona com os riscos maternos tendo como consequência as complicações neonatais, destacando o parto pré-termo e o baixo peso ao nascer.


Palavras-chave


Saúde Materno-Infantil; Complicações na Gravidez; Gravidez na Adolescência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2020.066001

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Gabriela Rolim Valoni, Ronan Santos Ribeiro, Sandra Marisa Pelloso, Marcos Benatti Antunes

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.