Estimativa de intervalo de confiança para tempo de sobrevida usando desigualdade de Chebyshev via método bootstrap
Palavras-chave:
média aritmética, erro padrão, estatística computacionalResumo
Quando a amostra é pequena (n<30) e se supõe que a população não é normalmente distribuída, nem a distribuição normal de probabilidade nem a distribuição t de Student podem ser usadas na construção de um intervalo de confiança. Neste caso, utiliza-se a desigualdade de Chebyshev. Na análise estatística de sobrevida, a variável tempo não é normalmente distribuída. Assim, o objetivo do presente trabalho foi utilizar a desigualdade de Chebyshev via método bootstrap para estimar intervalo de confiança para análise de tempo de sobrevida. Para tanto, construiu-se um programa computacional na linguagem C++ com a finalidade de formar a distribuição bootstrap e calcular a média dos tempos de sobrevida. Os resultados mostraram que, a desigualdade de Chebyshev quando usada juntamente com o método bootstrap constituiu-se numa excelente ferramenta estatística para estimar intervalo de tempo de sobrevida.Downloads
Publicado
2012-05-07
Como Citar
SILVA, C. M., Amaral, R. S., Vieira, J. W., Silva, A. N. C., Junior, J. A. S., & Alcoforado, E. S. (2012). Estimativa de intervalo de confiança para tempo de sobrevida usando desigualdade de Chebyshev via método bootstrap. Scientia Plena, 8(4(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/505
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.