Índices de qualidade da água no sistema de captação de água da região amazônica (Brasil)

Autores

  • Jaqueline Portal Silva Universidade Federal do Oeste do Pará.
  • Karina Ferreira Castro Mesquita Instituto Federal do Pará.
  • José Almir Rodrigues Pereira Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal do Pará
  • Rosiane Rosário de Sousa Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • Andrew Wallace Palheta Varela Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • Pedro Henrique Campos Sousa Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • Rosinette Machado Santos Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.
  • Maria de Lourdes Souza Santos Instituto Sócio Ambiental e Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia. Avenida Presidente Tancredo Neves, 2501. Terra Firme - 66077-530. Belém - Pará - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.124301

Palavras-chave:

Utinga, fósforo, estado trófico.

Resumo

Os lagos Bolonha e Água Preta são utilizados para abastecer parte da população da Região Metropolitana de Belém. O estudo visou avaliar a qualidade da água durante um ano, em cinco pontos distribuídos ao longo do sistema de captação. O valor da média do IQA classificou a qualidade das águas como regulares e, os valores da média do IET entre eutrófico e supereutrófico. Apesar dos fortes impactos ambientais que ocorrem na área dos mananciais que são utilizadas no abastecimento público da Região Metropolitana de Belém, observa-se que a capacidade de autodepuração e renovação ainda são mantidos. No entanto, é necessário que os órgãos responsáveis, juntamente com a sociedade, continuem trabalhando para torná-la uma fonte viável de água. Ações de educação ambiental para a população devem ser adotadas para promover a conscientização ambiental e mitigar os impactos causados pelo avanço da urbanização.

Biografia do Autor

Jaqueline Portal Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará.

Engenheira Sanitarista pela UFPA. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFPA .

Karina Ferreira Castro Mesquita, Instituto Federal do Pará.

Engenheira Sanitarista e Técnica em Saneamento pela UFPA. Mestre em Engenharia Civil pela UFPA.

José Almir Rodrigues Pereira, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental. Universidade Federal do Pará

Engenheiro Sanitarista pela UFPA. Doutor em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela EESC-USP.

Rosiane Rosário de Sousa, Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Engenheira Sanitarista pela UFPA. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFPA.

Andrew Wallace Palheta Varela, Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Graduando em Engenharia Ambiental e Energia Renováveis pela UFRA.

Pedro Henrique Campos Sousa, Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Engenheiro de Pesca pela UFRA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela UFRA.

Rosinette Machado Santos, Laboratório de Química Ambiental. Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos. Universidade Federal Rural da Amazônia.

Engenheiro de Pesca pela UFRA. Mestre em Aquicultura e Recursos Aquáticos Tropicais pela UFRA.

Downloads

Publicado

2020-01-28

Como Citar

Silva, J. P., Mesquita, K. F. C., Pereira, J. A. R., Sousa, R. R. de, Varela, A. W. P., Sousa, P. H. C., Santos, R. M., & Santos, M. de L. S. (2020). Índices de qualidade da água no sistema de captação de água da região amazônica (Brasil). Scientia Plena, 15(12). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.124301

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)