RIO ITAPECURU: CARACTERIZAÇÃO GEOAMBIENTAL E SOCIOAMBIENTAL, MUNICÍPIO DE CAXIAS, MARANHÃO, BRASIL
Resumo
A preocupação ambiental crescente vem experimentando convergência de diferentes setores do conhecimento, preocupados em assegurar a melhoria da qualidade de vida no planeta. Porém, todos os setores concebem o ambiente como algo complexo e dinâmico, onde todos os elementos que o compõem estão em permanente interação. As ações da sociedade sobre o meio ambiente podem causar mudanças, comprometendo o equilíbrio natural e a qualidade de vida humana. É certo que a natureza, especificamente os rios, dispõe de mecanismos de autodepuração e recuperação, mas, ele também tem limites para se recuperar das agressões sofridas. Considerando tais condições, o objetivo dessa pesquisa foi: 1) Caracterizar as condições socioambientais e geoambientais do Rio Itapecuru em Caxias/MA; 2) Identificar os elementos que causam degradação do rio em estudo; 3) Diagnosticar a percepção ambiental dos moradores das áreas ribeirinhas do rio Itapecuru; 4) Coletar informações através de entrevistas com o Coordenador do Meio Ambiente, as ações da Secretaria para minimizar os impactos do Rio Itapecuru. Com base na análise dos resultados obtidos e observações realizadas, conclui-se que o Rio Itapecuru em Caxias apresenta possíveis indicadores de alterações ambientais provocados pela disposição inadequada de lixo em suas margens, destacando o lançamento “in natura” de resíduos líquidos em seu leito, bem como o assoreamento provocado pela retirada da vegetação, além da erosão causada por práticas agrícolas inadequadas, sobretudo, destacaram-se as expectativas da população ribeirinha.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.