Uso de biorregulador e seus reflexos na produção e na qualidade de sementes de trigo

Sandro de Oliveira, Elisa Lemes, Edinilson Neves, Ronan Ritter, Andre de Mendonça, Geri Meneghello

Resumo


A região sul do Rio Grande do Sul não possui tradição na produção de trigo, e em função do aumento na área de produção da soja, tem-se aumentado o cultivo de trigo nestes locais. Neste contexto, procura-se cada vez mais aprimorar as técnicas de produção nessas áreas, buscando alternativas para que se atinja o máximo de produção com o mínimo de impacto possível. Diante disso, objetivou-se explorar os efeitos da aplicação do biorregulador Stimulate®, via tratamento de sementes e aplicações foliares, na produtividade e na qualidade das sementes de trigo produzidas em solos de várzea. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado em esquema fatorial, sendo o fator A constituído pelas cultivares de trigo e o fator B pelas doses de biorregulador via tratamento de sementes ou foliar. Os experimentos foram avaliados quanto aos componentes do rendimento e a qualidade fisiológica das sementes produzidas. A utilização de Stimulate® exerce efeito diferenciado nas cultivares de trigo, influenciado pela genética. O biorregulador Stimulate® aplicado via foliar nos estádios V3 e R1, nas doses próximas de 450 mL ha-1, ou via tratamento de sementes até 1000 mL 100 kg sementes-1, podem promover acréscimos no rendimento de sementes, no peso de mil sementes e na qualidade fisiológica das sementes produzidas, dependendo da cultivar de trigo.


Palavras-chave


tratamento de sementes, aplicação foliar, regulador de crescimento

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2020.011501

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Sandro de Oliveira, Elisa Lemes, Edinilson Neves, Ronan Ritter, Andre de Mendonça, Geri Meneghello

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.