Avaliação de redução da turbidez e coloração da água por filtro alternativo construído a partir de caroço de castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa)

Autores

  • Ayslla Mendonça dos Santos Santos Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.
  • Jefferson Padilha Brito Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.
  • Fábio da Silva Miranda Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.
  • Ana Laura Gordo Seabra Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.
  • Glenda Emilly Sousa Barbosa Maciel Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.
  • Ivan Carlos da Costa Barbosa Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, Centro de Tecnologia Agropecuária, Campus Belém.

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.097201

Palavras-chave:

Castanha-do-pará, carvão ativado, processo de filtragem.

Resumo

A água é um recurso essencial à vida e de extrema importância para o ser humano. Porém, para ser considerada própria para o consumo é necessário que ela obedeça certos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Objetivou-se com este trabalho avaliar a eficiência da utilização de filtro de água produzido a partir de matéria-prima alternativa para avaliar sua eficiência na redução da turbidez e cor da água dos bairros Condor, Coqueiro e Marambaia, localizados na cidade de Belém, que são abastecidos pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA). O filtro é composto de garrafas de polietileno tereftalato, calcário, brita e carvão ativado (CA) obtido a partir de caroços de Castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa). Foram feitas coletas de água nos três bairros, bem como a aplicação de formulários para obtenção de respostas a respeito da água fornecida. Foram realizadas análises de turbidez e cor nas amostras antes e após o uso do filtro. Os resultados obtidos em relação às características sensoriais (odor, sabor e cor) mostraram que 90% dos entrevistados percebia uma alteração de cor e sabor. Houve redução da turbidez após o uso do filtro em todas as amostras de água dos bairros Condor, Coqueiro e Marambaia, apresentando valores percentuais de redução em 65, 100 e 88%, respectivamente. Verificou-se que o carvão ativado de caroço de Castanha-do-Pará é eficiente no processo de filtragem, sendo uma alternativa de baixo custo e ambientalmente sustentável.

Biografia do Autor

Ayslla Mendonça dos Santos Santos, Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.

http://lattes.cnpq.br/4675 371117067641

Fábio da Silva Miranda, Universidade Federal Rural da Amazônia, discente do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Energias Renováveis.

http://lattes.cnpq.br/4881 434137557574

Ivan Carlos da Costa Barbosa, Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Instituto Socioambiental e dos Recursos Hídricos, Centro de Tecnologia Agropecuária, Campus Belém.

Possui o título de graduação em LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS COM HABILITAÇÃO EM QUÍMICA pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2005 - 2009), Belém- Pará e o título de MESTRADO EM QUÍMICA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA pela mesma instituição (2009 - 2011). Possui o título de ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO DE BIOLOGIA E QUÍMICA pelo CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL/UNINTER (2015 - 2016). Já atuou como PROFESSOR - TUTOR no curso à distância de METALURGIA pela ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (E-TEC BRASIL) e INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ (IFPA) entre os anos de 2010 e 2013. Também atuou como PROFESSOR AD-4 - QUÍMICA pela Secretária Estadual de Educação do Estado do Pará entre 06/2011 a 11/2012. Atualmente, trabalha como PROFESSOR EFETIVO - Área: Química - pela UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (Campus Belém) de 11/2012 até a presente dada. Atualmente cursa Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Pará (04/2017 até a presente data) e os cursos de especialização de Educação a Distância: Gestão e Tutoria (05/2017 até a presente data) e Ludopedagogia (06/2017 até a presente data).

Downloads

Publicado

2019-11-25

Como Citar

Santos, A. M. dos S., Brito, J. P., Miranda, F. da S., Seabra, A. L. G., Maciel, G. E. S. B., & Barbosa, I. C. da C. (2019). Avaliação de redução da turbidez e coloração da água por filtro alternativo construído a partir de caroço de castanha-do-Pará (Bertholletia excelsa). Scientia Plena, 15(9). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.097201

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)