Simulação numérica para análise de deflexões e tensões em placas finas de aço e de materiais compósitos submetidas a esforços de flexão

João Vitor Azambuja Carvalho, Daniel Helbig

Resumo


As evoluções no desenvolvimento de materiais compósitos possibilitam cada vez mais o seu uso. Algumas das ferramentas que contribuíram para essa evolução foram o Método dos Elementos Finitos e as ferramentas de simulação numérica, pois possibilitaram a avaliação do comportamento e da resistência desses materiais ainda na fase de projeto. Esses métodos permitem ao pesquisador conhecer de maneira muito próxima o comportamento dos elementos e das estruturas, porém, como são métodos aproximados, não se pode esperar que os resultados fossem exatamente iguais aos reais. Este trabalho procura analisar o comportamento mecânico de placas finas de materiais compósitos laminados reforçados por fibras submetidas a esforços de flexão, comparando-as com o de uma placa de aço. Para a modelagem computacional do problema utilizouse o software Abaqus 2017 Student Version® cuja base está fundamentada no Método dos Elementos Finitos. Na sequência, busca-se comparar os resultados obtidos neste trabalho com os encontrados na literatura. A análise dos dados, através de duas diferentes ferramentas computacionais disponíveis no mercado, tem como objetivo verificar a coerência e a equivalência entre os resultados. Pôde-se verificar que os dados obtidos neste trabalho e na literatura no software Ansys® apresentaram equivalência entre si e deles para com a solução analítica desenvolvida para o problema.


Palavras-chave


Simulação Numérica, Modelagem Computacional, Materiais Compósitos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049916

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 João Vitor Azambuja Carvalho; Daniel Helbig
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.