Proposta de malha Stretched para ser utilizada com o método de imposição de dados discretos como condição de contorno de velocidade prescrita na geração numérica de ondas

Elissandro Vaz Kisner, Bianca Machado, Elizaldo Santos, Luiz Rocha, Mateus Gomes, Liércio Isoldi

Resumo


 O presente trabalho tem como objetivo avaliar duas possíveis soluções para um problema de convergência encontrado ao utilizar a malha Stretched, que basicamente é uma malha com refino localizado em regiões de interesse, juntamente com o método de imposição de dados discretos de velocidade como condição de contorno para a geração numérica de ondas. Realizou-se a análise computacional em um canal de ondas, em escala real, utilizando uma malha dividida em três zonas (estruturada com quadriláteros, não estruturada com triângulos e Stretched com quadriláteros) e uma malha dividida em duas zonas (não estruturada com triângulos e Stretched com quadriláteros). Para verificar estes modelos computacionais foram realizadas comparações da elevação da superfície livre, utilizando como base a onda gerada por metodologia já consolidada que impõe a condição de contorno de velocidade prescrita através de funções transientes das componentes de velocidade da onda. A modelagem computacional foi desenvolvida no software FLUENT, que é baseado no Método dos Volumes Finitos (MVF). O modelo multifásico Volume of Fluid (VOF) foi adotado para tratar adequadamente a interação entre ar e água. Os resultados obtidos mostraram que ambas as soluções propostas foram satisfatórias, permitindo a utilização de malha Stretched associada à imposição de dados discretos de velocidade prescrita para a geração numérica de ondas.


Palavras-chave


malha Stretched,energia das ondas, técnicas de geração numérica de ondas.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2019.049919

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Elissandro Vaz Kisner, Bianca Machado, Elizaldo Santos, Luiz Rocha, Mateus Gomes, Liércio Isoldi
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.