A química dos refrigerantes em uma abordagem experimental e contextualizada para o ensino médio

Walmir Araújo da Silva Junior, Diego Arantes Teixeira Pires

Resumo


As atividades práticas podem trazer vários benefícios para as aulas de Ciências, isso quando bem planejadas, contextualizadas e abordadas de uma forma investigativa. Este trabalho traz uma proposta de atividade experimental para alunos de ensino médio, e visa associar o cotidiano do aluno aos conteúdos de Química ministrados em sala de aula. Como material experimental na atividade elaborada, foram usados diferentes tipos de refrigerantes, por estarem diretamente ligados ao dia a dia dos alunos e por serem do conhecimento de todos. Por meio da experimentação realizada, foi possível abordar uma série de conteúdos que devem ser ministrados durante o Ensino Médio, como soluções. O experimento proposto foi testado e avaliado com alunos do Ensino Médio e também com alunos do curso de Licenciatura em Química, mostrando-se como uma boa alternativa a ser utilizada em sala de aula.


Palavras-chave


experimentação, refrigerantes, contextualização.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14808/sci.plena.2019.034401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Walmir Araújo da Silva Junior, Diego Arantes Teixeira Pires
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.