Influência do cozimento de alimentos em fogão solar tipo parabólico nas propriedades físico-químicas e microbiológicas
Palavras-chave:
energia solar, controle de qualidade, fogãoResumo
O estudo de tecnologias relacionadas com a energia solar vem aumentando consideravelmente nos últimos anos, devido à preocupação, principalmente ambiental, no uso de energias limpas. Este trabalho teve como objetivo avaliar a influência do cozimento em fogão solar tipo parabólico nas características físico-químicas e microbiológicas de feijão e carnes bovina e de frango. Dentre os parâmetros analisados maiores diferenças foram observadas nos teores de proteínas, a carne bovina, carne de frango e feijão cozidos em fogão solar apresentaram teores de proteínas de 36,01%, 31,20%, 19,97%, respectivamente e os mesmos cozidos em fogão convencional GLP apresentaram teores de 26,55%, 27,82%, 6,59%, respectivamente. Os alimentos cozidos em ambos fogões não apresentaram contaminação por coliformes termotolerantes (<3,0 NMP/mL). O fogão solar tipo parabólico proporcionou a obtenção de alimentos cozidos com maior teor de proteínas, além disto a ausência de coliformes evidenciou as boas práticas de manipulação durante o processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.