Etnobotânica de Parahancornia fasciculata (Apocynaceae): extração, usos e comercialização do leite de amapá na comunidade da ilha Trambioca, Barcarena, Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.112701Palavras-chave:
Látex medicinal, exsudato do amapazeiro, medicina popular.Resumo
A espécie Parahancornia fasciculata produz um exsudato medicinal na forma de látex, denominado leite de amapá amargoso, bastante utilizado na Amazônia brasileira por suas propriedades medicinais. O presente trabalho teve como objetivo estudar as formas de extração, os usos e a comercialização do leite de amapá na comunidade da ilha Trambioca, Barcarena-PA. Os colaboradores foram selecionados por uma abordagem não probabilística “bola de neve”. A extração do leite de amapá pelos moradores da ilha Trambioca é exercida por homens com idade entre 39 a 76 anos e a cadeia de extração, consumo e comercialização do leite de amapá na ilha envolve o extrator, o atravessador e os consumidores local e externo. Os consumidores do exsudato obtido do amapazeiro abrangeram todas as faixas etárias entrevistadas, mais da metade (64%) tinham renda de até dois salários mínimos e tomaram o leite de amapá devido a facilidade de conseguir o produto e por ser natural. O látex de amapá possui propriedades farmacológicas para o tratamento de doenças que afetam o sistema respiratório e fraqueza física.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.