Avaliação físico-química do bicarbonato de sódio dispensado em farmácias
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.084601Palavras-chave:
Bicarbonato de Sódio, Análise Físico-Química, QualidadeResumo
O controle de qualidade é um conjunto de atividades realizadas para assegurar que o produto não seja entregue ao consumidor, sem antes cumprir as especificações definidas. Este estudo avaliou a qualidade físico-química do bicarbonato de sódio, na forma farmacêutica de pó, dispensado em farmácias no município de São Luís- MA. As análises foram realizadas de acordo com os métodos descritos na Farmacopeia Brasileira 5ª edição. Foram utilizadas 10 amostras do mesmo lote de cada fabricante, sendo analisados 3 fabricantes diferentes, realizando-se ensaios de identificação, pureza, determinação de peso e doseamento. As amostras cumpriram as especificações farmacopeicas nos ensaios de identificação e pureza. Nos testes para determinação de peso, as amostras analisadas dos três fabricantes cumprem o teste com um valor encontrado na média dos resultados de 100% da massa em relação ao peso declarado, indicando homogeneidade no envase e o fornecimento do produto na quantidade informada. No ensaio de doseamento, os três fabricantes: A (99,73%), B (100,16%) e C (99,94%) apresentaram-se em conformidade com a especificação da Farmacopeia Brasileira 5ª edição. Os resultados encontrados demonstram pouca variação entre as unidades e a média, observado em análise estatística, sugerindo homogeneidade entre as amostras analisadas no estudo. Constatou-se que as amostras analisadas dos três fabricantes cumpriram os testes de qualidade físico-químicos aplicados no estudo, sugerindo estar em conformidade com os padrões de qualidade preconizados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.