Dinâmica Urbana do Bairro Rosa Elze: o papel das políticas públicas na transformação do espaço.

Autores

  • Cassio Roberto Conceição Menezes Universidade Federal de Sergipe - UFS

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Transformação do Espaço, Setor Imobiliário

Resumo

A análise sócioespacial implica numa reflexão socioeconômica e, nesse ínterim, as políticas públicas ganham destaque, pois estas potencializam as transformações ocorridas na sociedade, na economia e no espaço. Desse modo, o presente artigo trata de um estudo bibliográfico, acompanhado de pesquisa de campo, cujo objetivo é o de compreender o papel das políticas públicas na transformação do espaço geográfico do Bairro Rosa Elze. Localizado no município de São Cristóvão/SE, o referido bairro encontra-se em área completamente destacada da sua sede administrativa e muito mais ligada à região periférica de Aracaju, demonstrando maior relação sócioeconômica com a capital, a qual vem ao longo do tempo influenciando o desenvolvimento da região. Ancorado num modelo de Estado desenvolvimentista, o crescimento da região vem sendo acompanhado por problemas de ordem econômico-social e espacial, onde o poder político local se vê fragilizado e impotente diante das ações impostas pelos governos, federal e estadual. Aliado a esse processo, constatou-se que as políticas públicas de habitação e educação, com a construção de conjuntos habitacionais e a instalação do campus universitário, favoreceram o mercado capitalista do setor imobiliário, contribuindo para o maior adensamento da área, dinamizando a região e proporcionando melhores condições de acesso e de transporte, o que não implica necessariamente numa melhor qualidade de vida.

Biografia do Autor

Cassio Roberto Conceição Menezes, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestrando Administração (UFS/ 2011.2). Coordena o projeto de pesquisa intitulado "Evolução das Infrações de Trânsito..." aprovação e registro no CEP/UNIT, nº 010710. Cursou com aproveitamento a disciplina isolada - Teoria das Instituições, no Mestrado de Sociologia/UFS. É Especialista em Gestão Urbana e Planejamento Municipal pela Universidade Federal de Sergipe (2010) e possui Graduação em Administração pela Universidade Tiradentes (2008). Atuou na formação inicial e continuada dos educadores do Programa de Inclusão de Jovens - Projovem Urbano. Atualmente é Professor Tutor nos Cursos de Administração e Gestão Pública da Universidade Tiradentes e no Curso de Administração Pública da UAB/CESAD/UFS. Tem experiência na área de Administração, Educação e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Urbano, Planejamento Estratégico de Recursos Humanos, Melhoria no Ensino, Educação a Distância no Brasil, Inovação e Empregabilidade.

Downloads

Publicado

2012-01-16

Como Citar

Menezes, C. R. C. (2012). Dinâmica Urbana do Bairro Rosa Elze: o papel das políticas públicas na transformação do espaço. Scientia Plena, 7(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/458