Verificação de fundamentos da saúde e segurança no trabalho em marcenarias e serralharias

Autores

  • Luciano Brito Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Alex Sandro Oliveira de Almeida Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Michelle Souza Barreto Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

marcenaria, serralharia

Resumo

As atividades desenvolvidas por marceneiros e serralheiros têm vários riscos de acidentes. Os equipamentos usados são antigos, alguns são superados, e a maioria dos profissionais não tem acesso a instrução básica para usá-los. Este trabalho procurou identificar os princípios de segurança e saúde no trabalho em marcenarias e serralharias do município de Itapetinga, Bahia, Brasil. Esta verificação foi feita por meio de entrevistas utilizando um questionário e em observações in loco. De acordo com os resultados obtidos, várias irregularidades foram observadas e os estabelecimentos pesquisados não seguem aspectos fundamentais da segurança no trabalho, sendo necessário oferecer informações sobre o tema a todos os trabalhadores.

Biografia do Autor

Luciano Brito Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação (1998) e mestrado (2001) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado (2008) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal. É professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental e nos Mestrados em Engenharia de Alimentos e em Ciências Ambientais. Tem experiência nas áreas de Biomecânica, Mecânica dos Sólidos, Mecânica Computacional, Ergonomia e Segurança no Trabalho, Gestão Ambiental e Inovação Tecnológica. Atualmente é Coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia de Alimentos, e também Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESB (NIT/UESB).

Alex Sandro Oliveira de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Engenheiro de Alimentos e mestre em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Michelle Souza Barreto Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Administradora, Discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Downloads

Publicado

2012-02-07

Como Citar

Rodrigues, L. B., de Almeida, A. S. O., & Rodrigues, M. S. B. (2012). Verificação de fundamentos da saúde e segurança no trabalho em marcenarias e serralharias. Scientia Plena, 8(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/451

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)