Impactos da exótica invasora Boerhavia diffusa L. sobre a diversidade de espécies do estrato herbáceo e arbustivo autóctone de uma área ripária na Caatinga, Sergipe, Brasil

Lizandra Almeida Santos, Juliano Ricardo Fabricante

Resumo


Nosso objetivo foi estudar os impactos causados pela espécie exótica invasora Boerhavia diffusa sobre o estrato herbáceo e arbustivo em uma área ripária de Caatinga em Canindé de São Francisco, SE. Para isso, utilizamos o método de parcelas e amostramos dois ambientes nos quais todas as espécies herbáceas foram contabilizadas e estimados os parâmetros estruturais das comunidades. Amostramos 13 espécies e 513 indivíduos no ambiente invadido e 36 espécies e 1.056 indivíduos no ambiente não invadido. A diversidade de espécies baseada no índice de Shannon-Wiener (H’) foi de 1,69 para o ambiente invadido e de 2,63 para o ambiente não invadido. Nossos resultados sugerem que Boerhavia diffusa afeta de maneira negativa a diversidade de espécies do estrato herbáceo e arbustivo autóctone da área estudada.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.012401

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Lizandra Almeida Santos

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.