A experiência do Estágio Curricular Supervisionado no ensino médio: uma análise da prática de ensino de Biologia em uma escola de Santana do Ipanema/AL
Palavras-chave:
Estágio, Biologia, Ensino Médio, Santana do Ipanema.Resumo
Este texto apresenta as observações e a experiência vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado III - componente curricular obrigatório do curso de Ciências Biológicas da UNEAL/Campus II/Santana do Ipanema - além da proposta de intervenção que foi desenvolvida junto à turma. Verificou-se que uma das principais dificuldades dos alunos era relacionar o conteúdo teórico da disciplina de Biologia com a prática diária vivida por cada um. Realizou-se uma pesquisa para analisar qual a relação que os educandos faziam entre teoria e prática dos conteúdos de Biologia, através da aplicação de avaliações do assunto trabalhado durante a realização do estágio. Os resultados da pesquisa mostraram que a maioria dos alunos consegue compreender a teoria do conteúdo ministrado, contudo, há dificuldade em relacionar o mesmo assunto com a prática do aluno. No intuito de aproximar o conteúdo teórico da disciplina com situações cotidianas dos alunos, foram realizadas aulas práticas que relacionassem o assunto trabalhado nas aulas, com a realidade vivida pelo discente. Essas observações demonstram ser essencial que os professores tenham uma formação teórica que os permita compreender os dados que têm em mãos e interpretarem de forma clara o problema que tentam solucionar. A teoria é importante, pois permite um avanço do conhecimento sobre o objeto de estudo. Ao professor cabe, em
face dessa realidade, pesquisar sua própria prática de ensino, isto é, as estratégias que ele pode desenvolver para melhorar sua didática em sala, de modo mais participativo, estimulante e agradável a todos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.