Caracterização do Geossítio Toca das Onças no município de Jacobina, Bahia, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.125302Palavras-chave:
inventariação, geodiversidade, Toca das OnçasResumo
A Toca das Onças tem se destacado na literatura científica por suas notáveis contribuições paleontológicas e arqueológicas, todavia poucas informações são conhecidas sobre o contexto socioeconômico e ambiental onde a mesma esta inserida. Diante disso, foram levantadas informações espeleológicas, culturais e turísticas, utilizando critérios de inventariação do patrimônio geológico, objetivando caracterizar a cavidade como geossítio a partir da quantificação e valoração dos elementos da geodiversidade. Os resultados da inventariação permitiu caracterizar o sítio como de alto valor científico e com baixo valor turístico, devido principalmente, à falta de infraestrutura e de acessibilidade. A partir destes resultados espera-se em trabalhos futuros a elaboração de propostas que estimulem o setor turístico no local e consequentemente programas com ações voltadas para a geoconservação do geossítio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.