Adsorção de zinco a partir de soluções aquosas usando argila Brasgel
Palavras-chave:
argila, zinco, adsorção, isotermas, Langmuir, FreundlichResumo
O presente trabalho avaliou a remoção de zinco em soluções preparadas em laboratório, através do processo de adsorção, utilizando-se um sistema de banho finito e tendo como adsorvente, a argila Brasgel, na qual foram realizados estudos de caracterização. A argila Brasgel foi caracterizada por meio de difração de raios X, espectrofotometria de raios X por energia dispersiva, capacidade de troca catiônica e adsorção física de nitrogênio. Foi avaliado o comportamento da adsorção de íons zinco, presentes em solução aquosa, em argila Brasgel em função da variação da concentração inicial de zinco através das isotermas de adsorção, as quais foram obtidas com os dados experimentais de equilíbrio. Os modelos de Langmuir e Freundlich foram ajustados aos dados experimentais tendo o primeiro apresentado melhores resultados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.