Percepção de professores sobre a educação inclusiva em uma instituição de nível superior no semiárido paraibano
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2019.019902Palavras-chave:
Capacitação, Educação Especial, FormaçãoResumo
O objetivo deste estudo foi conhecer a percepção de professores de uma instituição de nível superior no semiárido paraibano sobre a Educação Inclusiva. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários a professores do ensino superior com 10 questões/afirmativas, distribuídas em discursivas (6) e objetivas na escala de Likert (4). Esse método permite descobrir graus de opinião que podem fazer a diferença para entender o feedback recebido e foi aplicado com cinco níveis de resposta. O número amostral foi de 27 professores entrevistados que lecionam disciplinas em cursos diversos. Os dados reportaram que os professores lecionam a alunos com Necessidades Educacionais Especiais com deficiências intelectuais, tais como autismo (11,7%) e déficit de aprendizagem (7,4%), e que buscam formas de inclusão desses alunos por meio de metodologias diferenciadas, durante o ensino das disciplinas, tendo como objetivo de superar as limitações dos alunos. 74,0% (n = 20) dos professores nunca visitou instituições que atendam apenas alunos com Necessidades Educacionais Especiais e o mesmo percentual nunca participou de nenhuma capacitação para trabalhar com alunos que possuam essas necessidades. 14,8% (n = 4) dos professores discordaram que podem ter em algum momento alguma deficiência. A percepção sobre a importância da inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais no nível superior deve estar presente desde a formação inicial do professor. A capacitação profissional do docente irá minimizar as dificuldades encontradas por esses alunos em questão após ingressar na universidade, evitando assim a evasão dos mesmos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.