Interação microbiana e fertilizante Protector® NM no controle de Meloidogyne incognita
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.113101Palavras-chave:
Fungos endofíticos, fungos micorrízicos arbusculares, cogumeloResumo
Na agricultura orgânica um dos principais problemas fitossanitários é a ocorrência de nematoides Meloidogyne spp., os quais podem reduzir em até 100% da produtividade a depender da interação com a planta hospedeira. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da interação de micro-organismos do solo, do substrato de cultivo do cogumelo comestível Lentinula edodes e do biofertilizante Protector® NM no controle de Meloidogyne incognita em quiabeiro cultivado em uma propriedade orgânica. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente ao acaso composto por cinco tratamentos (controle - sem inoculação fúngica, sem fertilizante; Protector® NM – sem inoculação fúngica + fertilizante; dois isolados fúngicos de L. edodes (LED): LED-AJU1, LED-CHI e pela mistura de LED-CHI + Penicillium spp.) distribuídos em três blocos com 11 plantas por tratamento e por bloco. O controle do M. incognita pelo fungo L. edodes é influenciado pela colonização micorrízica, a depender da interação microbiana. A colonização do quiabeiro por fungos DSE não interfere no controle de M. incognita pelos isolados de L. edodes e o emprego do biofertilizante Protector® NM, mas influência na colonização por FMAs nativos a depender da interação. O biofertilizante Protector® NM e o isolado LED-CHI+Penicillium apresentam potencial no controle de M. incognita. A interação entre FMAs nativos e o isolado LED-CHI apresenta potencial no controle do nematoide M. incognita, o que representa uma alternativa para agricultura orgânica.Downloads
Publicado
2018-12-13
Como Citar
Santos, J. F. S., Teixeira, J. L., Santos, J. S., Mendonça, J. de J., Santos, T. A. de C., Góis, L. de S., … Marino, R. H. (2018). Interação microbiana e fertilizante Protector® NM no controle de Meloidogyne incognita. Scientia Plena, 14(11). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.113101
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.