Adições de nutrientes na compostagem de podas de árvores na região semiárida do NE do Brasil
Palavras-chave:
Reciclagem, Resíduos orgânicos, biomassa residual, pó de rochaResumo
Um dos principais problemas na reciclagem de resíduos orgânicos na região semiárida é a baixa concentração de nutrientes nas biomassas disponíveis. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das adições de biomassa de gliricídia, como fonte de N orgânico, e do pó de rocha MB-4, como fonte de Ca e Mg, sobre a qualidade e o potencial de fornecimento de nutrientes dos compostos orgânicos produzidos a partir de poda de mangueira e esterco bovino na região semiárida do NE do Brasil. O estudo foi realizado em duas etapas, a primeira foi no pátio de compostagem da Fazenda Tamanduá, localizada no município de Santa Terezinha – PB, onde foram construídas pilhas de 100 kg em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições. Em uma segunda etapa, os compostos orgânicos produzidos foram testados em ensaio com delineamento inteiramente casualizado em casa de vegetação utilizando-se da planta de milho como indicadora da disponibilidade de nutrientes. A adição de biomassa de gliricídia acarretou em composto orgânico com maior concentração de N (12,1 g.kg-1) e menor relação C/N (13,9). Enquanto que a adição de MB-4 não acarretou maiores concentrações de Ca e Mg nos compostos. A análise variância (ANOVA) para o acúmulo de nutrientes pela planta de milho não apresentou diferença significativa entre os compostos orgânicos, porém com diferença significativa em relação ao tratamento testemunha. A adição da biomassa de gliricídia, na compostagem de resíduos de podas e esterco bovino, acarreta a produção de composto orgânico de melhor qualidade.Downloads
Publicado
2013-07-24
Como Citar
Dutra, E., Cezar Menezes, R. S., & Primo, D. C. (2013). Adições de nutrientes na compostagem de podas de árvores na região semiárida do NE do Brasil. Scientia Plena, 9(7(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/413
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.