Fazer ciência hoje: uma reflexão necessária
Palavras-chave:
Ciência. Contemporaneidade. Crise. Ética.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão acerca do fazer científico, sob três perspectivas: a da filosofia, a das ciências sociais e a da ética. Para tanto, considera o paradigma da ciência moderna e suas implicações sobre a condição humana, a partir do pensamento de Hannah Arendt (2007); a crise epistemológica da contemporaneidade, a partir das reflexões de Boaventura de Sousa Santos (1995); e o estatuto ético da ciência num contexto de complexidade, a partir dos estudos de Edgar Morin (2001). Objetiva-se discutir acerca do imperativo de se desenvolver uma postura crítica e reflexiva do pesquisador no âmbito da própria prática científica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.