Influência da maturação de frutos na germinação, vigor e teor de óleo de sementes de Jatropha curcas L.
Palavras-chave:
Pinhão-manso, biometria, germinação, teor de água, óleoResumo
A maturação fisiológica define o momento ideal de colheita e de máxima qualidade das sementes. O objetivo desse trabalho foi estudar a maturação fisiológica em sementes de pinhão-manso. A pesquisa foi conduzida no Laboratório de Tecnologia de Sementes do DEA-UFS. Para maturação fisiológica realizou-se quatro coletas após a antese. As sementes foram submetidas às avaliações biométricas, determinação do teor de água, germinação, índice de velocidade de germinação, massa fresca e seca das plântulas, teste de tetrazólio e teor de óleo. Os dados de germinação e de tetrazólio foram transformados em arco seno . Para comparação das médias obtidas nos testes empregou-se o teste de Tukey ao nível 5% de probabilidade. Nas condições desse trabalho, o ponto de maturidade fisiológica das sementes de pinhão-manso ocorre aos 48 dias após a antese. A máxima expressão de viabilidade de sementes de pinhão-manso se dá em sementes colhidas no estádio II de maturação. O ponto de maturidade fisiológica das sementes de pinhão-manso ocorre em frutos com coloração amarela, sendo esta expressão útil para auxiliar o agricultor na definição da coleta das sementes, principalmente ao se considerar a produção de sementes para fins de propagação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.