Biomassa e extração de nutrientes pelo milho submetido a diferentes manejos de adubos orgânicos na região semiárida
Palavras-chave:
Adubação, Absorção de nutrientes, Produtividade, Zea mays LResumo
Visou-se neste estudo avaliar o efeito do manejo dos adubos orgânicos na dinâmica de absorção de nutrientes e produtividade do milho (Zea mays L.) na região semiárida da Paraíba. O experimento foi conduzido no município de Taperoá, PB, localizado na microrregião do Cariri paraibano, no período de fevereiro a agosto de 2009. O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados em esquema fatorial (3x2)+2, constituido por 15 t.ha-1 de biomassa de marmeleiro (Croton sonderianus), de biomassa de gliricídia (Gliricídia sepium) e de esterco bovino, dois modos de aplicação, em superfície e incorporado e, duas testemunhas, em superfície e incorporada, com quatro repetições. A aplicação da biomassa da gliricidia e do esterco promoveu as maiores produtividades de biomassa e grãos de milho, e maiores acúmulos de nutrientes pelo milho. O modo de aplicação dos adubos orgânicos em superfície favoreceu uma maior sincronização entre a liberação de nutrientes e a demanda de nutrientes pelo milho. O acúmulo de nutrientes na biomassa da parte aérea do milho seguiu a seguinte sequência em ordem decrescente: K > N > P, enquanto que, para os grãos essa sequência foi N > K > P.
Palavras-chave: Adubação; Absorção de nutrientes; Produtividade; Zea mays L.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.