Conhecimento dos estudantes do ensino médio quanto ao Diabetes na cidade de Itabaiana-SE.

Autores

  • Douglas Bonfim Lima Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia
  • Daniela Meneses Santos Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia.
  • Lilian Torres Rezende Ribeiro Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia
  • Samara Stephanny M S Matos Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia
  • Emerson Ticona Fioretto Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia
  • José Aderval Aragão Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia
  • Afrânio de Andrade Bastos Universidade Federal de Sergipe (UFS), Departamento de Educação Física
  • Ciro José Brito Universidade Federal de Sergipe (UFS), Departamento de Educação Física
  • Carla Roberta de Oliveira Carvalho Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Fisiologia e Biofísica
  • Tania Maria de Andrade Rodrigues Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia
  • Márcio Roberto Viana dos Santos Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Fisiologia
  • Marlúcia Bastos Aires Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia
  • Anderson Carlos Marçal Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, educação e saúde, prevenção primária

Resumo

Avaliar o conhecimento dos alunos do ensino médio do Município de Itabaiana–SE, quanto ao diabetes, bem como também estimar o número de estudantes com esta patologia. Realizou-se um estudo de caráter exploratório descritivo, de base populacional envolvendo a população estudantil do ensino médio, de 14 a 44 anos, residentes na zona urbana da cidade de Itabaiana, em 2010. Estimou-se uma amostra de 712 alunos. Foi aplicado um questionário estruturado e previamente testado, composto de questões em sua maioria abertas, organizadas em blocos temáticos a respeito do conhecimento geral dos estudantes sobre o diabetes mellitus (DM), a sua classificação etiológica, as correlações feitas pelos alunos com os sintomas clínicos apresentados. O índice de massa corporal foi calculado com base no peso e altura auto-referidos. Os resultados foram expressos em médias, intervalos de confiança ou porcentagens. Com nível prévio de significância de 5%.Nenhum dos estudantes se declarou portador da DM, embora 12,2% (IC95%: 5,61; 23,69), encontram-se na faixa de sobrepeso e obesidade I. Em relação ao conhecimento geral dos alunos sobre a DM, constatamos que em sua grande maioria 57,5% (IC95%: 52,49; 62,37), tendem associar a doença apenas a um quadro de hiperglicemia. Verificou-se que 76,4% (IC95%:72,5; 79,90) dos alunos não souberam classificar a diabetes de acordo com a classificação etiológica proposta pela Organização Mundial de Saúde, onde 12,4%(IC95%:6,58; 21,69)citaram terminologias que não se enquadram na denominação da diabetes mellitus. No presente trabalho constatamos que além da generalização do conceito sobre diabetes, os alunos não souberam diferenciar os tipos existentes de diabetes ou então caracterizá-las. Dificultando a prevenção primária do DM.

Biografia do Autor

Douglas Bonfim Lima, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia

Atualmente é graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Aluno de Iniciação Científica do Laboratório de Anatomia Molecular.

Daniela Meneses Santos, Universidade Federal de Sergipe Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia.

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe, Mestranda em Ciências da Saúde pelo Núcleo de Pós Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe.

Lilian Torres Rezende Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia

Graduanda em Física Médica pela Universidade Federal de Sergipe.

Samara Stephanny M S Matos, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia

Graduanda em Física Médica pela Universidade Federal de Sergipe.

Emerson Ticona Fioretto, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia

Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Paulista (1997), Mestre em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (2002) e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (2006). Atualmente é Profesor Adjunto da Matéria de Ensino em Histologia e Embriologia do Departamento de Morfologia da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nos seguintes temas: Morfometria e Quantificação Tridimensional, Cultura celular e transplante celular autólogo, neuroanatomia e neurocirurgia experimental, investigação pré-clínica e desenvolvimento de modelo animal

José Aderval Aragão, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (1987) e Mestrado em Cir Vascular Cardíaca Torácica e Anestesiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal de Sergipe e Professor Titular I da Universidade Tiradentes. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Anatomia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Trauma, Anatomia, Saúde materno-infantil, Estudo Estrutural de Veias e Tendão.

Afrânio de Andrade Bastos, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Departamento de Educação Física

É licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Sergipe (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidade de León (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Psicologia do Esporte, Esportes Aquáticos e Novas Tecnologias em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação, natação, polo aquático, crianças e adolescentes e exercício físico.

Ciro José Brito, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Departamento de Educação Física

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002), graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício, atuando principalmente nos seguintes temas: hidratação, composição corporal, treinamento, judô, imunologia e avaliação do treinamento.

Carla Roberta de Oliveira Carvalho, Universidade de São Paulo (USP), Instituto de Ciências Biomédicas, Departamento de Fisiologia e Biofísica

Formou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (FCM-Unicamp) em 1988. Fez Residência Médica em Medicina Interna na FCM-Unicamp e concluiu o doutorado em Clínica Médica pela Unicamp em 1997. Atualmente é professora associada do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Atua na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica são: fosforilação de proteínas, IRS, insulina, comunicação intracelular ou cross-talk, ação insulinica, sinalização intracelular, PI 3-kinase, resistência à insulina, receptor de insulina, ilhotas pancreáticas, envelhecimento, tecido muscular e ovário.

Tania Maria de Andrade Rodrigues, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestrado no Curso de Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia pela Fundação Cardiovascular São Francisco de Assis (1998) e doutorado em Ciências da Saúde - Genética Molecular pela Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professoradjunto da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, coração, cardiologia molecular, experimentação animal, morfometria de tireóide, fetos humanos, embriogênnese do coração e tireóide, estudo morfométricos músculo poplíteo e milo-hióide, extensão com o museu de anatomia humana, primeiros socorros e segurança na comunidade

Márcio Roberto Viana dos Santos, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Fisiologia

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (1997), Mestre e Doutor em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, área de concentração - Farmacologia, pela Universidade Federal da Paraíba (em 2002 e 2005). Atualmente é Professor Adjunto III de Fisiologia da Universidade Federal de Sergipe e Vice-Coordenador do Núcleo de Pós-graduação em Biotecnologia da RENORBIO/UFS. Atua como orientador permanente do Mestrado e Doutorado em Ciências da Saude e do Mestrado em Ciências Fisiológicas. E membro colaborador do Mestrado em Ciências Farmacêuticas da UFS e do Doutorado em Biotecnologia da RENORBIO. É membro efetivo do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia para Inovação Farmacêutica (INCT-if) e da Associação Sergipana de Ciências. Tem experiência na área de Farmacologia Cardiovascular, desenvolvendo estudos biotecnológicos e farmacológicos com produtos naturais com ação sobre o sistema cardiovascular e em diabetes experimental.

Marlúcia Bastos Aires, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Deparmento de Morfologia

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1999), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Biologia Celular e Estrutural pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Biologia Celular, Histologia e Embriologia, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia celular e molecular, embriologia e biologia da gestação.

Anderson Carlos Marçal, Universidade Federal de Sergipe, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Morfologia

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é Professor Adjunto de Anatomia Humana na Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: obesidade, secreção e sinalização insulínica, educação, impressão metabólica e plantas medicinais.

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Publicado

2011-08-15

Como Citar

Lima, D. B., Santos, D. M., Rezende Ribeiro, L. T., Matos, S. S. M. S., Fioretto, E. T., Aragão, J. A., Bastos, A. de A., Brito, C. J., Carvalho, C. R. de O., Rodrigues, T. M. de A., dos Santos, M. R. V., Aires, M. B., & Marçal, A. C. (2011). Conhecimento dos estudantes do ensino médio quanto ao Diabetes na cidade de Itabaiana-SE. Scientia Plena, 7(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/401

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