Procedimento metodológico para análise da distribuição da chuva e extrato do balanço hídrico no semiárido: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.030201Palavras-chave:
variabilidade climática, probabilidade, semiáridoResumo
Para a região Semiárida, informações das condições hídricas são indispensáveis no estabelecimento de estratégias de manejo da produção agrícola. Assim, objetivou-se definir um procedimento metodológico para análise da variabilidade e anomalia da chuva e do extrato do balanço hídrico climatológico sequencial (BHCS), e suas tendências de mudanças ao longo do tempo. Para tal, foram usados dados de chuva do município de Carnaíba, referente à série de 1965 a 2006 e posteriormente submetidos à estatística descritiva, sendo proposta uma metodologia para detectar variabilidades e anomalias climáticas pelos desvios da precipitação pluviométrica. Em seguida, procedeu-se com análise de tendências dos dados anuais e mensais, sendo significativos desde que p<0,10. Os resultados revelaram que a maior precipitação anual foi de 1921,5 mm, e a menor de 49,6 mm. Houve tendência significativa de redução da precipitação apenas para o mês de junho (p<0,05) e para os valores anuais (p<0,10). Diagnosticou-se que 45% dos anos foram enquadrados na classe “Anos Normais”, e que nos meses de agosto a outubro, o número de anomalias inferiores foi maior que 50%. Em relação ao BHCS, apenas os componentes déficit hídrico e retirada de água do solo apresentaram tendências significativas. Verificou-se que, entre os anos de 1965 e 2006, os eventos de variabilidade e anomalia climática inferiores foram eventos mais frequentes, todavia, se devem a sua ocorrência nos meses mais secos e que houve oscilações anuais e mensais dos componentes do BHCS, indicando alta variabilidade do regime pluviométrico local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.