Estudo experimental da fluidodinâmica em leito de jorro de misturas binárias de partículas de bagaço de cana-de-açúcar e de inertes
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064211Palavras-chave:
fluidodinâmica, misturas binárias, parâmetros de jorroResumo
Neste trabalho, a fluidodinâmica de misturas binárias de partículas de bagaço de cana e de polipropileno em leito de jorro foi investigada experimentalmente sob uma ampla faixa de condições operacionais. Os efeitos do tamanho e umidade de partículas de bagaço, da razão de mistura inerte/bagaço sobre os parâmetros fluidodinâmicos do leito foram examinados. A queda de pressão máxima e a de mínimo jorro atingiram valores que variaram de 2621 a 3582 Pa, e de 54 a 196 Pa, respectivamente. Já a vazão de mínimo jorro variou de 0,0093 a 0,0111 m3 s-1. As quedas de pressão máxima e de mínimo jorro foram significativamente influenciadas pelo teor de umidade e proporção volumétrica de bagaço na mistura binária, enquanto a vazão de mínimo jorro mostrou-se praticamente independente das condições operacionais empregadas. A análise estatística reforçou os resultados obtidos, representando uma ferramenta útil para indicar num trabalho futuro as condições operacionais óptimas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.