Adsorção em coluna de leito fixo aplicada para a pré-concentração de cádmio em amostras de água
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.064208Palavras-chave:
Adsorção, Pré-concentração, CádmioResumo
Neste trabalho foi aplicado um processo de adsorção para pré-concentração de cádmio complexado pelo composto orgânico 1-(2-piridilazo)-2-naftol (PAN) em pH 11-12, sendo o adsorvente carvão ativado empregado como meio sólido empacotado em coluna. Foi realizada a caraterização do material adsorvente carvão, que apresentou ponto de carga zero na faixa de pH 8 e 10. Foi possível avaliar também a presença de grupos funcionais como hidroxilas, carbonila, anéis aromáticos e álcoois. O modelo da isoterma de Freundlich foi ajustado aos dados experimentais de equilíbrio por estimação não linear utilizando um programa computacional. A adsorção do complexo Cd(PAN)2 em coluna de carvão ativado com alimentação de 2 mg L-1 de Cd2+ apresentou como parâmetros da curva de ruptura o tempo útil e total de 6,20 e 25 minutos, respectivamente. A capacidade de adsorção de Cd2+ em carvão foi 0,6250 mg g-1, e altura útil da coluna foi de 1,24 cm. Foi otimizado um método para pré-concentração de Cd2+ empregando a espectrometria de absorção atômica com chama (FAAS). O fator de enriquecimento foi de 32 vezes. O método de pré-concentração foi aplicado para a determinação de Cd2+ em amostras de resíduo laboratorial e de água torneira. O método de enriquecimento apresentou-se viável para o enriquecimento das amostras, com um o tempo de preparação da amostra inferior a 15 minutos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.