Análise de paclobrutrazol em solos de áreas cultivadas com diferentes variedades de mangueira no Vale do São Francisco empregando QuEcHers e CLAE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.097201Palavras-chave:
método de validação, regulador de crescimento, soil, QuEchErs, CLAEResumo
O paclobutrazol (PBZ) é um composto do grupo dos triazois, muito usado na agricultura como regulador de crescimento. É aplicado geralmente no solo, onde pode permanecer ativo por alguns anos. No Vale do submédio do São Francisco, esse composto vem sendo aplicado para garantir a produção de manga durante todo o ano. O objetivo desse estudo foi validar um método para quantificar o paclobutrazol no solo, avaliando áreas cultivadas com mangueira no Vale do São Francisco. A importância desse estudo é devido a frequencia do uso do PBZ aplicado no solo, que poderá acarretar risco de contaminação ambiental e também da possibilidade da redução da dosagem aplicada, para melhorar a eficiência da produção da mangueira. Para isso, foram coletadas amostras de solo em fazendas localizadas no município de Petrolina-PE e Juazeiro-BA. O PBZ foi extraído por QuEchers e analisado por cromatografia liquida de alta eficiência (CLAE). Resíduos do PBZ foram encontrados em amostras de solo sob diferentes variedades de mangueira (0,18-6,86 mg kg-1). Os resultados encontrados demonstraram que a extração por QuEchErs e a determinação por CLAE foi eficiente para determinação do PBZ no solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.