Química mineral dos granitos leucocráticos do Stock Lagoa de Dentro, Sul da Província Borborema, Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.075301Palavras-chave:
Stock Lagoa de Dentro, Granito, Química MineralResumo
Corpos leucograníticos relacionados ao Ciclo Brasiliano apresentam ampla distribuição no Sistema Orogênico Sergipano, localizado no setor extremo sul da Província Borborema. O Stock Lagoa de Dentro (SLD) é um representante desse magmatismo, que intrude as rochas metassupracrustais do Domínio Macururé, na porção centro-norte do estado de Sergipe. Trata-se de uma intrusão com cerca de 13 km2 de área aflorante, constituída por monzogranitos e álcali-feldspato granitos à duas micas. Neste artigo são apresentados e discutidos dados químicos dos principais minerais identificados nas rochas do SLD. Os feldspatos são homogêneos em composição e geralmente ocorrem como fases puras de ortoclásio (Or92-97) e albita (An1-7). A mica dioctaédrica possui composição intermediária entre muscovita e celadonita, dada pela substituição de VIAl por Fe+Mg nos sítios octaédricos, acompanhada pela substituição de IVAl por Si nas posições tetraédricas. A biotita é ferrosa e mostra sinais de reequilíbrio, refletindo variados graus de cloritização e oxidação observados nos estudos petrográficos. Em diagramas de associações magmáticas, a biotita exibe afinidade com as suítes graníticas peraluminosas e caráter transicional entre as séries Cálcio-Alcalina e Alumino-Potássica. O epídoto (Ps18-24) é aluminoso e ocorre como um mineral primário, cristalizado precocemente, e como produto de alteração hidrotermal de plagioclásio. A apatita corresponde a fluorapatita (FAp51-82) e o zircão possui assinatura de granitos anatéticos, derivados de fontes crustais (Zr/Hf~30). As composições da ilmenita mostram-se enriquecidas nas moléculas de pirofanita (Php3-14) e ecandrewsita (Ec1-20) e sugerem que o SLD se cristalizou a partir de um magma com baixa fugacidade de oxigênio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.