A crise ambiental analisada a partir do princípio de incerteza de Heisenberg e do conceito de paradigma de Thomas Khun
Palavras-chave:
crise ambiental, paradigma, iluminismo, Principio de incerteza de Heisenberg.Resumo
Este artigo discute a crise ambiental. A hipótese central identifica a insuficiência das propostas de saídas para a crise em função das mesmas serem signatárias do mesmo paradigma científico iluminista. Discute os conceitos de paradigma, iluminismo e revolução científica. Apresenta dado internacional e nacional. Conclui pela necessária construção de novo paradigma a partir de modelo conceitual no qual o elemento central seja a introspecção do sentido de limites naturais, cognitivos, epistemológicos e éticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.