Análise da mudança de processo seletivo para ingresso no ensino superior usando ferramentas de mineração de dados
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049919Palavras-chave:
mineração de dados, classificação, regressãoResumo
Mineração de Dados é um processo de extração de informação implícita, previamente desconhecida e potencialmente útil de bases de dados. O resultado da extração é conhecimento que pode ser analisado para planejamentos futuros e para maior entendimento de um processo. Neste artigo, foi analisada uma base de dados de estudantes do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), onde houve uma mudança na forma de avaliação para o ingresso dos alunos no ensino superior. Com isso, observou-se que o impacto desta mudança foi negativo no desempenho acadêmico dos estudantes. Também durante a pesquisa buscamos identificar quais modelos de dados demonstram se o aluno conclui ou não o curso. Pôde-se observar que a idade, as notas de ingresso e o número de repetições nas disciplinas são fatores preponderantes, para que aluno obtenha a graduação.Downloads
Publicado
2017-07-26
Como Citar
Gaya, J. F., Pereira Junior, S., Schiavo, P. F., Borges, E. N., & Botelho, S. C. (2017). Análise da mudança de processo seletivo para ingresso no ensino superior usando ferramentas de mineração de dados. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049919
Edição
Seção
VII Conferência Sul em Modelagem Computacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.