Verificação de um modelo computacional para a flambagem elástica de placas ortotrópicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049916Palavras-chave:
Flambagem, Placa, EnrijecedoresResumo
Placas ortotrópicas possuem vigas dispostas longitudinalmente e transversalmente, chamadas de enrijecedores, com o objetivo de aumentar a resistência mecânica. Porém, a presença de enrijecedores acarreta em dificuldades na análise da tensão crítica de flambagem, uma vez que se tem uma gama maior de variáveis a serem analisadas, além de se tornarem os modos de flambagem mais complexos. Tendo essa dificuldade na solução analítica para placas enrijecidas, métodos numéricos e experimentais se tornam essenciais. Sendo assim, empregou-se o Método dos Elementos Finitos, utilizando o software ANSYS para a análise da tensão crítica de flambagem de placas com enrijecedores. Os resultados obtidos foram comparados com as soluções analíticas e aproximadas disponíveis na literatura, mostrando uma fidelidade entre os resultados numéricos do modelo proposto e as soluções analíticas, verificando assim o modelo computacional proposto.Downloads
Publicado
2017-07-26
Como Citar
Lima, J. P. S., Ramos, A. P., Carvalho, F. S., Rocha, L. A. O., dos Santos, E. D., Real, M. de V., & Isoldi, L. A. (2017). Verificação de um modelo computacional para a flambagem elástica de placas ortotrópicas. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049916
Edição
Seção
VII Conferência Sul em Modelagem Computacional
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.