Simulações do perfil vertical do vento na camada limite planetária com o modelo WRF-ARW

Everton de Almeida Lucas, Alejandro Gutiérrez Arce, Marcelo Romero de Moraes, Gabriel Cazes Boezio

Resumo


O presente trabalho analisa o comportamento do perfil vertical do vento nos primeiros 100 metros da camada limite planetária, através da análise de dados observados em uma torre de medição meteorológica no Uruguai, assim como dados simulados pelo modelo numérico WRF-ARW, os quais compreendem o período de 1 ano. Da torre de medição analisada (Colonia Eulacio), foram utilizadas informações referentes a velocidade média do vento em intervalos horários para as alturas de 10.1 metros e 101.8 metros. O modelo WRF-ARW foi executado para o mesmo período dos dados analisados, e configurado com distintas combinações de parametrizações físicas de camada limite planetária e camada limite superficial, buscando assim identificar dentre as diferentes simulações realizadas, qual o comportamento das mesmas em estimar a velocidade média do vento nos períodos anual, estacional durante o ciclo diário para as duas distintas alturas de interesse. Todas as parametrizações analisadas apresentaram um bom ajuste ao ciclo diário quando se comparou o nível eta correspondente a altura de 101.8 metros. Quando se analisou o ciclo diário do nível eta correspondente a 10.1 metros, somente a parametrização física de camada limite planetária Mellor-Yamada-Janjic conseguiu representar os aumentos de velocidade média do vento durante períodos diurnos em todas as estações do ano (inverno, primavera, verão e outono), resultando em uma maior correlação linear e menor erro média absoluto da mesma em relação as outras parametrizações físicas utilizadas no modelo.

Palavras-chave


Perfil vertical do vento, camada limite planetária, modelo WRF-ARW

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049913

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Everton de Almeida Lucas, Alejandro Gutiérrez Arce, Marcelo Romero de Moraes, Gabriel Cazes Boezio

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.