Usando séries temporais obtidas experimentalmente como condições de contorno para a simulação numérica de trocadores de calor solo-ar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049912Palavras-chave:
Trocador de Calor Solo-Ar, Boundary Profiles, Modelagem Computacional.Resumo
O Trocador de Calor Solo-Ar (TCSA) é um sistema que propicia redução no consumo de energia elétrica em equipamentos de condicionamento de ar tradicionais através de uma melhoria da condição térmica no interior de edificações. Dessa forma, o presente trabalho tem a finalidade de utilizar a ferramenta Boundary Profiles, disponível no software FLUENT, para promover a inserção de dados experimentais como condições de contorno para a modelagem computacional de TCSA, diferentemente do que vinha sendo feito em trabalhos anteriores encontrados na literatura. Essa proposta é uma contribuição científica importante na parte metodológica da modelagem computacional de TCSA, pois permite que dados experimentais de temperatura, ao longo do tempo, sejam introduzidos diretamente no modelo computacional, ou seja, sem a necessidade de qualquer técnica de ajuste estatístico. Com isso, os resultados mostram que os dados obtidos foram gerados de forma mais satisfatória pelo modelo computacional, observando-se reduções nos erros numéricos de até 19%, evidenciando maiores aproximações com resultados experimentais presentes na literatura. Essa qualidade na aproximação dos resultados foi atestada através do estudo de erros numéricos, que também é uma contribuição deste trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.