Validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática

Vanussa Braga Rezende Dutra, Sarah Heidtmann Avila, Viviane Leite Dias de Mattos

Resumo


O propósito desse artigo é descrever as etapas de validação de conteúdo e de validação de construto realizadas na construção de um instrumento que mensura o nível de satisfação dos estudantes dos cursos de Matemática Aplicada e Matemática Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior. Para efetivar este processo já foram desenvolvidas duas etapas: a primeira resultou na elaboração do instrumento preliminar, executada com base na revisão bibliográfica, e a outra, na sua primeira versão, resultante da validação de conteúdo, que se fundamentou na opinião de especialistas e de uma pequena amostra da população alvo: os estudantes da instituição. Atualmente, o estudo encontra-se na etapa de validação de construto, que se utiliza da análise fatorial. O escore total atribuído à satisfação será determinado por controladores fuzzy, usando a diferença entre a avaliação do item e sua importância.


Palavras-chave


validação de instrumento, avaliação da satisfação, curso de graduação em Matemática

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049911

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Viviane Leite Dias de Mattos

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.