Validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática

Autores

  • Vanussa Braga Rezende Dutra
  • Sarah Heidtmann Avila
  • Viviane Leite Dias de Mattos Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049911

Palavras-chave:

validação de instrumento, avaliação da satisfação, curso de graduação em Matemática

Resumo

O propósito desse artigo é descrever as etapas de validação de conteúdo e de validação de construto realizadas na construção de um instrumento que mensura o nível de satisfação dos estudantes dos cursos de Matemática Aplicada e Matemática Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior. Para efetivar este processo já foram desenvolvidas duas etapas: a primeira resultou na elaboração do instrumento preliminar, executada com base na revisão bibliográfica, e a outra, na sua primeira versão, resultante da validação de conteúdo, que se fundamentou na opinião de especialistas e de uma pequena amostra da população alvo: os estudantes da instituição. Atualmente, o estudo encontra-se na etapa de validação de construto, que se utiliza da análise fatorial. O escore total atribuído à satisfação será determinado por controladores fuzzy, usando a diferença entre a avaliação do item e sua importância.

Downloads

Publicado

2017-07-26

Como Citar

Dutra, V. B. R., Avila, S. H., & de Mattos, V. L. D. (2017). Validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática. Scientia Plena, 13(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049911

Edição

Seção

VII Conferência Sul em Modelagem Computacional