Validação de um instrumento de avaliação da satisfação dos discentes de cursos de graduação em Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.049911Palavras-chave:
validação de instrumento, avaliação da satisfação, curso de graduação em MatemáticaResumo
O propósito desse artigo é descrever as etapas de validação de conteúdo e de validação de construto realizadas na construção de um instrumento que mensura o nível de satisfação dos estudantes dos cursos de Matemática Aplicada e Matemática Licenciatura de uma Instituição de Ensino Superior. Para efetivar este processo já foram desenvolvidas duas etapas: a primeira resultou na elaboração do instrumento preliminar, executada com base na revisão bibliográfica, e a outra, na sua primeira versão, resultante da validação de conteúdo, que se fundamentou na opinião de especialistas e de uma pequena amostra da população alvo: os estudantes da instituição. Atualmente, o estudo encontra-se na etapa de validação de construto, que se utiliza da análise fatorial. O escore total atribuído à satisfação será determinado por controladores fuzzy, usando a diferença entre a avaliação do item e sua importância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.