Avaliação de quitosana de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) como biofilme protetor em caju

Autores

  • Bruno Sales de Oliveira UNIVERSIDADE TIRADENTES
  • Maria Lucia Nunes UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Quitina, resíduos de crustáceos, desacetilação alcalina, biofilme, coberturas comestíveis

Resumo

O Estado de Sergipe apresenta um volume de consumo muito grande de caranguejo-uçá, correspondendo a 100.000 unidades/ mês, aproximadamente, o que gera um considerável volume de resíduos (70 a 80%), após a retirada da carne.  Uma forma de agregar valor a estes resíduos é através da produção de quitosana. O biopolímero β-(1-4)-D-glicosamina, denominado de quitosana, pode ser utilizado em um grande número de aplicações industriais, dentre as quais se destacam: biocompatibilidade, biodegradabilidade, propriedade antibactericida, emulsificante, quelante, além do uso como filmes comestíveis e protetores de frutas. O presente trabalho teve como objetivo obter quitosana a partir de resíduos de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) e avaliar o seu potencial como filme protetor em caju. Os resíduos de caranguejo-uçá foram triturados, desmineralizados, desproteinizados, neutralizados, secos, obtendo-se assim a quitina. A partir da desacetilação alcalina da quitina com NaOH a 50%, obteve-se a quitosana. Foram elaboradas soluções de quitosana,  em ácido acético 0,5 M, em diferentes concentrações, as quais foram aplicadas como revestimentos protetores em cajus,  estocados à temperatura ambiente. A solução de quitosana na concentração de 15g/L apresentou os melhores resultados.

Biografia do Autor

Bruno Sales de Oliveira, UNIVERSIDADE TIRADENTES

PROFESSOR DO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE, LOTADO NO NÚCLEO DE NUTRIÇÃO E GASTRONOMIA, MEMBRO DO COLEGIADO DO CURSO TECNOLÓGICO SUPERIOR DE GASTRONOMIA, LECIONANDO A DISCIPLINA BROMATOLOGIA E HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR. PROFESSOR DO CURSO TÉCNICO EM AGROINDÚSTRIA DO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL AGONALTO PACHECO DA SILVA-SERGIPE.

Maria Lucia Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

DOUTORA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS E ORIENTADORA DE MESTRADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE.

Downloads

Publicado

2011-06-02

Como Citar

de Oliveira, B. S., & Nunes, M. L. (2011). Avaliação de quitosana de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) como biofilme protetor em caju. Scientia Plena, 7(4). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/367

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)