Fitotoxicidade de compostos orgânicos avaliada a partir de ensaios biológicos envolvendo sementes de tomate
Palavras-chave:
resíduo orgânico, compostagem, reaproveitamento, fitotoxinas, Solanum lycopersiconResumo
A produção do composto orgânico a partir do reaproveitamento de resíduos tem sido uma técnica bastante difundida, entretanto, a utilização destes compostos, antes de sua total estabilização, pode causar danos às plantas. A realização de estudos visando avaliar a maturação desses compostos tem sido pouco explorados. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo avaliar a fitotoxicidade de substratos orgânicos produzidos a partir de resíduos sólidos urbanos, na Unidade de Compostagem da Central de Tratamento de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte. Foram realizados ensaios com sete diferentes tipos de substratos (compostos orgânicos), avaliando o crescimento e desenvolvimento de plantas de tomate (Solanum lycopersicon) e conduzidas análises físico-químicas para avaliar a qualidade e a estabilidade dos compostos. Os resultados indicaram que o uso da compostagem orgânica artesanal (COA) proporcionou melhores índices de crescimento e desenvolvimento de S. lycopersicon.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.