As diferenças microclimáticas entre as tipologias de floresta urbana e os dados registrados pela estação meteorológica oficial
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.029904Palavras-chave:
arborização urbana, clima urbano, remanescente flroestalResumo
As cidades precisam ser readequadas para proporcionar melhores condições ambientais a seus habitantes, incluindo conforto térmico. A presença de vegetação nas cidades é uma importante ferramenta para criar microclimas mais agradáveis. Assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar as diferenças microclimáticas entre as tipologias de floresta urbana e os dados registrados pela estação meteorológica oficial de Curitiba-PR. Para isso foram selecionadas três áreas de diferentes tipologias de floresta urbana na cidade de Curitiba-PR: Remanescente Florestal, Área Verde Antiga, Área Verde Moderna, Arborização de Ruas e Árvore Isolada. A partir do método de pontos fixos foram coletados dados de temperatura e umidade relativa do ar para analisar o microclima de cada área. Os resultados indicam que a temperatura no Remanescente Florestal e Área Verde Moderna apresentaram médias inferiores às registradas pela estação oficial no verão. Nas demais tipologias a temperatura média foi maior do que na estação oficial. Observou-se também, que a diferença de temperatura entre as áreas foi mais acentuada durante a noite. Conclui-se que a determinação da diferença microclimática entre as tipologias de floresta urbana e os dados registrados pela estação oficial pode ser uma ferramenta de grande importância para o planejamento e gestão das florestas urbanas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.