QUALIDADE D'ÁGUA DE MICROBACIA URBANA, CÓRREGO LAVAPÉS NA CIDADE DE MOGI MIRIM - SP
Palavras-chave:
Crescimento Urbano, Degradação, Recursos Naturais, Análises de Qualidade de Água.Resumo
O seguimento de análise da qualidade de água dos cursos d’água tem sido um forte aliado no controle e no combate a crimes ambientais, sendo uma ferramenta indispensável na busca para elaborar planos de ações que leve a solução definitiva aos problemas de contaminação. Um dos aspectos interessantes da região de estudo é o crescimento econômico junto a ela o crescimento urbano, que ocorreram desvinculados com as questões ambientais e dos conceitos de sustentabilidade dos recursos naturais. A falta de planejamento na ocupação do solo permitiu os crescentes problemas ambientais em Mogi Mirim, dos quais na maioria das vezes são irreversíveis. Esses desequilíbrios têm provocado mortandade de peixes ao longo dos últimos anos, evidenciando a presença de contaminação de origem domestica, acarretando a perda da qualidade da água do córrego urbano abordado neste estudo, Córrego Lavapés. Atualmente, as agressões destes córregos são freqüentes, as análises realizadas refletiram que DBO, cloreto e NH3, são os indicativos que mais agravam a contaminação do córrego.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.