Crescimento inicial de mudas do pinhão manso submetidas à adubação orgânica em solos distintos
Palavras-chave:
Jatropha curcas L., adubação orgânica, biomassa, nutrientesResumo
Como opção às condições edafo-climáticas para a região Nordeste do Brasil, o pinhão-manso (Jatropha curcas L.), é uma planta arbustiva da família das Euforbiáceas, que apresenta crescimento rápido. Essa região, geralmente possui solos com baixa fertilidade natural, necessita de suplementação de nutrientes para a produção vegetal. Este estudo objetivou avaliar a eficiência de fontes de adubos orgânicos nas mudas de pinhão-manso quando cultivadas em diferentes tipos de solos da região Nordeste. O substrato utilizado no ensaio foi constituído pelo Neossolo Flúvico e Latossolo Vermelho-Amarelo e três fontes de adubação orgânica, tais como, esterco bovino, torta de pinhão-manso e torta de mamona, arranjados em um delineamento inteiramente casualizado, constituindo dos seguintes tratamentos: T1 - testemunha, sem adubação orgânica; T2 -15 t ha-1 de torta de mamona; T3 -15 t ha-1 de torta de pinhão e T4 -15 t ha-1 de esterco bovino. Foram avaliados: crescimento e qualidade das mudas, produção de biomassa e acúmulo de nutrientes pelas plantas. De maneira geral, o maior crescimento e índice de qualidade das mudas foram obtidos com o uso da torta de pinhão manso e do esterco, sendo que, a torta de pinhão manso promoveu o maior efeito residual nos solos, contribuindo com maior disponibilidade de nutrientes e crescimento das mudas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.