Componentes agronômicos qualitativos e caracterização morfológica de variedades de mandioca (Manihot esculenta Crantz) em seis épocas de colheita
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.061201Palavras-chave:
Manihot esculenta Crantz, morphological descriptors, Leaf areaResumo
Com o objetivo de avaliar componentes agronômicos qualitativos e caracterizar morfologicamente variedades de mandioca em função da época de colheita, conduziu-se o experimento na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Vitória da Conquista- BA. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com 3 repetições, e os tratamentos arranjados segundo o esquema de parcelas subdivididas, com cinco variedades (Sergipe, Caitité, Platinão, Roxinha e Pão da China) nas parcelas e seis épocas de colheita nas subparcelas (270, 330, 390, 450, 510 e 570 dias após o plantio). Foram avaliadas: altura de plantas, diâmetro de caule, área foliar total e índice de área foliar. Além disso, foi feita a caracterização morfológica das plantas. Os genótipos apresentaram comportamento diferenciado para a característica altura de plantas, a variedade Roxinha foi superior até 450 dias após o plantio, sendo que aos 510 e 570 dias, a variedade Caitité foi superior. Os genótipos Pão da China, Platinão e Sergipe apresentaram maior diâmetro de caule que a variedade Caitité, sem diferenças entre épocas. Para as características índice de área foliar e área foliar total, houve redução dos índices na sexta colheita, devido a fatores climáticos no período. A variedade Sergipe apresentou a maior retenção foliar. Na caracterização morfológica dos genótipos, notou-se diferenças entre os materiais e características estudadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.