Estádios morfológicos de desenvolvimento de cucurbitáceas e tomateiro visando o uso em enxertia

Autores

  • Tiago Zanatta Aumonde Programa de Pós-Graduação em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista CAPES, Universidade Federal de Pelotas.
  • Tiago Pedó UFPEL
  • André S. Strassburger
  • Roberta M.N. Peil UFPEL

Palavras-chave:

Solanaceae, Cucurbitaceae, enxerto, porta-enxerto, acessos

Resumo

A enxertia em hortaliças é empregada para introduzir tolerância a patógenos de solo, entretanto, enxerto e porta-enxerto devem estar morfofisiologicamente adequados a cada método de enxertia. Dois experimentos foram conduzidos com o objetivo de estudar a morfologia do crescimento de mudas de cucurbitáceas e de tomateiro para determinar os intervalos de semeadura entre enxerto e porta-enxerto. Para a melancia e o meloeiro, o porongo deve ser semeado antes dos demais porta-enxertos quando é empregado o método por perfuração apical, posteriormente a estes, quando é empregado o método por aproximação. Para o enxerto Floradade, a cultivar Cereja Vermelho deve ser semeada antes dos demais porta-enxertos quando é empregado o método por aproximação. A data de semeadura do enxerto Floradade e dos porta-enxertos, no método por estaca terminal, deve ser a mesma.

Biografia do Autor

Tiago Zanatta Aumonde, Programa de Pós-Graduação em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista CAPES, Universidade Federal de Pelotas.

Engenheiro Agrônomo, Mestre em Fisiologia Vegetal, Doutorando em Ciência & Tecnologia de Sementes, Bolsista CAPES, Departamento de Fitotecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas.

Tiago Pedó, UFPEL

Engenheiro Agrônomo, M.Sc, Doutorando em C&T de Sementes, Bolsista CAPES, Universidade Federal de Pelotas.

André S. Strassburger

Engenheiro Agrônomo, Dr., Bolsista DTI da Embrapa CPACT

Roberta M.N. Peil, UFPEL

Engenheira Agrônoma, Dra., Professora Associada, Departamento de Fitotecnia, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas

Downloads

Publicado

2012-10-15

Como Citar

Aumonde, T. Z., Pedó, T., Strassburger, A. S., & Peil, R. M. (2012). Estádios morfológicos de desenvolvimento de cucurbitáceas e tomateiro visando o uso em enxertia. Scientia Plena, 8(9). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/349

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.