Utilização de alimento industrializado por duas espécies de passeriformes (Furnarius rufus e Turdus rufiventris) em ambiente urbano

Autores

  • Dayane Mayumi Miyasaki PUCPR
  • Eduardo Carrano PUCPR
  • Marta Luciane Fischer PUC PR

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.088002

Palavras-chave:

Aves sinantrópicas. Bioética ambiental. Etologia comportamental. João-de-barro. Sabiá-laranjeira.

Resumo

A interferência humana no comportamento de aves sinantrópicas deve ser considerada nos debates a respeito do bem-estar da fauna urbana. Assim, objetivou-se avaliar comparativamente forrageamento de Furnarius rufus e Turdus rufiventris no Campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no período de novembro de 2012 a novembro de 2013 em duas etapas: análise do consumo parental na fase pré-oviposição e consumo de alimento na fase de cuidado parental. Os alimentos consumidos por adultos de ambas as espécies na fase pré-oviposição, se constituíram preferencialmente de insetos e restos de alimentos de diversas origens, deixados pelos frequentadores do Campus. Enquanto que na fase de cuidado parental, ambas as espécies, se alimentaram preferencialmente de alimentos industrializados, contudo, levaram ao ninho insetos e minhocas. Esse resultado evidencia que embora as aves adultas aprendam a usar recursos alternativos de maior valor energético, exibem comportamento instintivo ao alimentar os filhotes preferindo alimentos naturais, mesmo diante da alta disponibilidade de alimentos industrializados.

Biografia do Autor

Dayane Mayumi Miyasaki, PUCPR

Bacharel em Biologia pela PUCPR - bióloga no núcleo de terapia celular PUCPR

Eduardo Carrano, PUCPR

Biólogo pela PUCPR, Mestre e doutor em Ecologia UFPR, Professor do Curso de Ciências Biológicas PUCPR

Marta Luciane Fischer, PUC PR

Bacharel e licenciada em Biologia PUCPR, e Licenciada em arte educação FAP - Mestre e Doutora em Zoologia UFPR - Pós-doc Ecologia Química UFPR. Titular do Curso de Ciencias Biológicas PUCPR, Docente do Mestrado em Bioética da PUCPR - Líder do Grupo de PEsquisa Bioética Ambiental.  Ex-Coordenadora do Comitê de Ética no Uso Animal da PUCPR e Editora Chefe da Revista Estudos de Biologia.

Downloads

Publicado

2017-09-25