CENTRO DE ARACAJU- SE: FIXOS E FLUXOS URBANO-REGIONAIS
Palavras-chave:
centro urbano, centralidade, fixos e fluxos, cidade-regiãoResumo
Este trabalho tem o objetivo de analisar o caráter de centralidade do centro urbano de Aracaju, identificando as principais funções exercidas pelo centro da cidade, os principais equipamentos e serviços disponibilizados nesta área, e os tipos, alcance e volume dos fluxos articulados ao centro de Aracaju através do terminal de transportes Luiz Garcia. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de setembro e outubro de 2008, período em que foi realizada revisão bibliográfica. Os instrumentos de pesquisa foram: entrevistas semi-estruturadas com membros do Núcleo de Pós-graduação em Geografia da UFS e com gerentes de redes de lojas que possuem filiais tanto no centro de Aracaju como em outras áreas da cidade; aplicação de 80 questionários com usuários dos transportes que partem do terminal Luiz Garcia; representação cartográfica dos fluxos que conectam o centro da cidade a outros lugares do estado de Sergipe. A pesquisa revelou que o centro de Aracaju mantém-se dinâmico e vivo, pois possui uma gama relevante de fixos urbanos que atendem a uma demanda que extrapola os limites da cidade, exercendo funções diversificadas, especialmente as ligadas ao comércio e aos serviços de saúde e educação. O terminal de transportes Luiz Garcia ocupa uma localização privilegiada na cidade; por ser contíguo ao centro, ajuda a consolidar as funções da centralidade urbana, inserindo o centro de Aracaju em uma dinâmica espacial que, mais que simplesmente urbana, é regional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.