Projeto de robô hidráulico para o ensino dos conceitos de hidrostática em aulas exploratória
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.012706Palavras-chave:
robô hidráulico, aprendizagem significativa, atividade experimentalResumo
Apresentamos o resultado do estudo exploratório sobre a construção de robô hidráulico afim de se promover uma aprendizagem significativa, sobre conceitos de hidrostática, ao alunos do primeiro ano do ensino médio. As atividades experimentais, sejam em laboratório ou em sala de aula, são ferramentas importantes que ajudam na compreensão dos fenômenos físicos. O projeto de construção de robô hidráulico foi aplicado em três turmas do primeiro ano do ensino médio no Centro de Ensino Luzia Aires Maranhão, na cidade de Carolina - Maranhão. A pesquisa foi realizada com 95 alunos em quatro etapas: na primeira, foi aplicado um questionário sobre conceitos de hidrostática com objetivo de avaliar os conhecimentos prévios dos alunos; na segunda foi ministrado o conteúdo, seguindo o seguinte planejamento; aula expositiva dialogada com aplicação de experimentos simples em sala de aula; na terceira a construção do robô hidráulico e para finalizar, na quarta etapa do trabalho revimos o questionário para se verificar o ganho na aprendizagem dos alunos. Com esse trabalho foi possível constatar que a atividade experimental em sala de aula é uma estratégia com grande potencial para desenvolver a aprendizagem significativa no ensino de Física contanto que seja feito um planejamento contemplando a participação dos discentes. Em nossa pesquisa utilizamos a teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.