A inserção de tópicos de astronomia no ensino médio utilizando o processo da descoberta através de observações astronômicas

Autores

  • Walldiney Pedra Gurgel UNIFESSPA
  • Rodrigo do Monte Gester UNIFESSPA

DOI:

https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012703

Palavras-chave:

Astronomia, Ensino de Física, Ensino Médio

Resumo

Neste trabalho apresentamos uma metodologia pedagógica baseada na teoria de ensino de Bruner, que permite ao professor inserir tópicos de astronomia no ensino médio baseado em observações astronômicas efetuadas pelos próprios alunos, com a utilização de softwares astronômicos, binóculos e telescópios. A temática do trabalho justifica se pelo fato dos PCN+ abordarem o tema estruturador Universo, Terra e Vida, que é composto pelas unidades temáticas: Terra e sistema solar, O universo e sua origem e Compreensão humana do Universo. Essas três unidades temáticas nada mais são do que tópicos elementares de astronomia no ensino médio, que são temas pouco explorados em livros didáticos de física disponíveis em nossas escolas.  A metodologia consistiu em apresentar aos alunos o prazer da observação do céu noturno com o auxílio de softwares astronômicos que permitem aos discentes identificar constelações e astros no céu. Essas observações foram feitas primeiramente a olho nu, e depois utilizando binóculos e telescópios, indo das observações mais simples às mais complexas, como sugere a teoria de ensino de Bruner, utilizando a aprendizagem por descobertas. Após as observações é montado um plano de ensino baseado nas constelações, estrelas e planetas que mais chamaram a atenção dos alunos.           

Biografia do Autor

Walldiney Pedra Gurgel, UNIFESSPA

Trabalha na Faculdade de Física na Unifesspa onde executa pesquisas em ensino de física

Rodrigo do Monte Gester, UNIFESSPA

Trabalha na Faculdade de Física na Unifesspa onde executa pesquisas em ensino de física

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Publicado

2017-01-13

Edição

Seção

I Workshop sobre pesquisas na Amazônia e I encontro do MNPEF da Unifesspa