A inserção de tópicos de astronomia no ensino médio utilizando o processo da descoberta através de observações astronômicas
DOI:
https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2017.012703Palavras-chave:
Astronomia, Ensino de Física, Ensino MédioResumo
Neste trabalho apresentamos uma metodologia pedagógica baseada na teoria de ensino de Bruner, que permite ao professor inserir tópicos de astronomia no ensino médio baseado em observações astronômicas efetuadas pelos próprios alunos, com a utilização de softwares astronômicos, binóculos e telescópios. A temática do trabalho justifica se pelo fato dos PCN+ abordarem o tema estruturador Universo, Terra e Vida, que é composto pelas unidades temáticas: Terra e sistema solar, O universo e sua origem e Compreensão humana do Universo. Essas três unidades temáticas nada mais são do que tópicos elementares de astronomia no ensino médio, que são temas pouco explorados em livros didáticos de física disponíveis em nossas escolas. A metodologia consistiu em apresentar aos alunos o prazer da observação do céu noturno com o auxílio de softwares astronômicos que permitem aos discentes identificar constelações e astros no céu. Essas observações foram feitas primeiramente a olho nu, e depois utilizando binóculos e telescópios, indo das observações mais simples às mais complexas, como sugere a teoria de ensino de Bruner, utilizando a aprendizagem por descobertas. Após as observações é montado um plano de ensino baseado nas constelações, estrelas e planetas que mais chamaram a atenção dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.