RENDIMENTO DE GRÃOS DE PINHÃO-MANSO SUBMETIDO A DIFERENTES NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO POTÁSSICA
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.120203Palavras-chave:
biodiesel, oleaginosa, manejo da irrigaçãoResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o segundo ano de produção de grãos de pinhão-manso, em função da diferenciação de lâminas de irrigação e doses de potássio, na cidade de Lavras, sul do Estado de Minas Gerais. Para isso, o experimento foi delineado em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. Aplicaram-se quatro lâminas de irrigação com base na porcentagem do saldo entre a evaporação acumulada do tanque Classe A (ECA) e as precipitações, sendo as seguintes: L0 - sem irrigação, e L40, L80 e L120, como sendo 40, 80 e 120% do saldo respectivamente, e quatro doses de potássio que foram de: K30 – 30; K60 – 60; K90 – 90; e K120 - 120 kg ha-1, aplicadas via água de irrigação por gotejamento. Os resultados mostraram que a utilização da irrigação proporcionou efeito significativo na produtividade e na eficiência no uso da água do segundo ano de produção de grãos de pinhão-manso. Os tratamentos referentes à dosagem de potássio não influenciaram significativamente a produtividade de grãos, no entanto influenciaram a eficiência no uso da água, atingindo valor máximo quando se utilizou a dosagem de 120 kg ha-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.