Compostagem de resíduos sólidos orgânicos como tema incentivador de educação ambiental

Autores

  • Géssica Adrielle Augusta de Lima Universidade do Estado do Pará
  • Carlos Alberto Cunha Dias Universidade do Estado do Pará
  • Anderson Henrique Lima e Lima Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. ICEN

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069933

Palavras-chave:

Compostagem, Educação Ambiental, Prática Educativa

Resumo

O presente trabalho diz respeito a uma prática ambiental promovida com a cooperação de alunos do ensino fundamental de uma escola localizada no município de São Miguel do Guamá - PA. Diante das constantes transformações que a sociedade passa ao longo dos anos, a poluição ambiental torna-se por vezes resultado de práticas inconscientes. Para tanto, torna-se necessária a aplicação de atividades sustentáveis também no âmbito escolar, pois nele encontram-se alunos em processo de formação. Neste sentido, o aproveitamento de resíduos sólidos orgânicos provenientes de merenda escolar foi utilizado na produção de adubo orgânico a partir de processo de compostagem e mostrou-se uma alternativa viável para o incentivo da Educação Ambiental no espaço escolar, levando os participantes, professores e alunos a serem agentes de boas ações no ambiente em que trabalham e estudam, colaborando durante o processo que culminou no reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos gerados na instituição de ensino, onde o adubo ecologicamente formado pôde ser aplicado na horta feita a partir de materiais reciclados para benefício de todos. É importante ressaltar, que os trabalhos nesta área também auxiliam na construção de conhecimentos importantes no ensino fundamental. 

Biografia do Autor

Anderson Henrique Lima e Lima, Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. ICEN

http://lattes.cnpq.br/2589872959709848

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

Lima, G. A. A. de, Dias, C. A. C., & Lima, A. H. L. e. (2016). Compostagem de resíduos sólidos orgânicos como tema incentivador de educação ambiental. Scientia Plena, 12(6). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.069933

Edição

Seção

Jornada de TCC do Campus XIX/UEPA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)